Objetivando fazer a ponte entre a produção acadêmica e o avanço tecnológico na prática da engenharia, o Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia atua fornecendo espaço para a apresentação de trabalhos científicos selecionados em diversas linhas, bem como trazendo palestrantes e ministrantes de cursos renomados de todos os cantos do Brasil.

Tem interesse em se capacitar, conhecer o que há de novo na ciência, engenharia e tecnologia e fazer parte de uma história de mais de 10 anos? Fique olho nas próximas edições do CONECTE! E até lá, confira o que rolou nas edições anteriores usando o menu vertical ao lado.


HISTÓRICO

No final de 2006, constatou-se a existência de aproximadamente 120 bolsistas de iniciação científica, entre discentes de todas as engenharias (à época civil, química e ambiental), abrigados no Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Simultaneamente, observou-se ainda um aumento expressivo do número de egressos nos Programas de Pós-Graduação da unidade. De imediato, parecia clara a necessidade de melhor integrar as diversas linhas de pesquisa desenvolvidas, bem como fornecer um espaço para que os demais membros do CTEC conhecessem os projetos lá desenvolvidos.  Surgia aí o Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (CONECTE).

Com o passar dos anos, veio a consolidação e expansão do evento, que passou a receber resumos expandidos em 2010 (originalmente eram apenas resumos), estando, desde 2016, no formato de artigo completo. De um dia de atividades passaram a ser dois para dar espaço ao crescente número de trabalhos, mais de 100 por edição, cujos autores transpassaram as barreiras da UFAL e hoje tem origens das mais diversas, notadamente dos vários estados do nordeste brasileiro. Vieram as parcerias com empresas, laboratórios e organizações, além dos contatos com renomados profissionais em dezenas de áreas de atuação e pesquisa. E veio, também, a maior conquista: a de ser o maior congresso de engenharia do estado.

Os números impressionam: mais de 6000 participantes em 10 edições, nas quais foram apresentados mais de 500 trabalhos científicos. Muitas pessoas, muito suor, muita dedicação para buscar sempre crescer.

O futuro ninguém sabe. Já o passado, esse está catalogado aqui! Navegue pelos anais do evento (ao lado) e veja os trabalhos que foram apresentados nas edições anteriores do Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia.

Capturar


OBJETIVO GERAL

Objetiva-se um avanço no campo técnico-científico, em várias áreas ligadas às engenharias. Expandir as atividades que o CTEC vem realizando, de forma a atrair um maior número de envolvidos e mostrar de forma expressiva a  importância das atividades acadêmicas desenvolvidas, incentivando o crescimento no número de discentes envolvidos com pesquisa e suas participações em eventos.